Contação de Histórias | Parque da Cidade | 18/01 as 16h

Como funciona

Somos um movimento de articulação social através da leitura, que gera um ciclo virtuoso de boas influências na sociedade! 

 

Instalação das unidades

A instalação das unidades acontece, prioritariamente, em ambientes públicos, com apoio de prefeituras e governos, que facilitam e fortalecem nossa atuação por meio de editais.

A população também solicita a implantação do nosso movimento em diversos bairros da cidade, o que só é possível com a parceria do público e privado, pois requer investimento.

As empresas podem adotar unidades, investindo no fomento à leitura e fortalecendo as ações que promovemos nas comunidades. Cada apoio conquistado viabiliza a realização de um número maior de ações com qualidade técnica.

Além dessas propostas, estamos abertos ao diálogo para encontrarmos outros caminhos.

Fale conosco: contato@livreslivros.com

 

– Arrecadação de livros 

Promovemos a campanha do Desapego Literário diariamente com o objetivo de arrecadar livros para serem posteriormente distribuídos por todas as unidades de mini bibliotecas Livres Livros  instaladas pela cidade. Como fazemos isso?

  1. Nossas caixas coletoras, são disponibilizadas em escolas particulares, condomínios, universidades e empresas para recolhermos livros em bom estado e em quantidade;
  2. Recebemos livros em nossa sede no Shopping Bela Vista, no L2 ao lado do Boliche;
  3. Existem duas caixas de coleta permanente no Campus da Universidade Católica, em Pituaçu e na Federação;
  4. Promovermos campanhas em nossas redes sociais sensibilizando as pessoas para libertarem seus livros já lidos.

🙂

– Manutenção das unidades e abastecimento  

Visitamos as minibibliotecas Livres Livros, algumas semanalmente,  outras mensalmente. Durante essas visitas, dialogamos com o pessoal da comunidade que fica no entorno da unidade,  para compreender suas necessidades, conhecer suas potencialidades e descobrir talentos locais que podem ser agregados ao projeto.

Durante essas visitas, realizamos a reposição de livros que são escolhidos de acordo com o perfil do do local. Nosso objetivo é incentivar a leitura, logo quanto mais convidativo for o livro, melhor!

Esse acompanhamento de cada unidade se dá por um ano após a sua instalação. Durante esse tempo, realizamos manutenção no equipamento e, quando possível, promovemos ações como: cotação de histórias, libertamos poesias, oficinas de arte e muitas outras, ocupando espaços públicos de uma forma bem bacana!!!

Após um ano, entregamos para a comunidade, passa a ser dela, o papel de cuidar e zelar pelo patrimônio doado pelo movimento Livres Livros e seus parceiros.

 

Deixe um livro, leve outro

“Lugar de livro é na calçada”

Sérgio Sampaio

Já pensou ter acesso aos livros no caminho de casa, do trabalho, durante um passeio ou numa instituição da qual você faz parte? Livres Livros oportuniza essa experiência. A pessoa que encontrar o livro que deseja ler, pode sentar a sombra de uma árvore e aproveitar a leitura, ou,  pode pegar o livros e levar consigo. Sugerimos que deixe um livro e pegue o que lhe interessou, assim, sempre haverá livro para o próximo (apaixonado por leitura) que virá.

Não é legar? É ciclo positivo! É uma troca livre, enriquecedora e infinita!

Se você estiver passando por uma “casinha” Livres Livros, gostar de um exemplar , mas não tiver um livro para deixar nesse momento, tudo bem! Mas lembre-se: é a reposição dos livros que mantem esse movimento de incentivo à leitura vivo.

 

Oficinas e ações sócio-culturais e de fomento à leitura

 

Mensalmente, realizamos ações sócio-culturais e de fomento a leitura nos locais onde temos unidades implantadas. Saraus, sussurros poéticos, oficinas de criação literária, contação de histórias, mediação de leitura são algumas das ações desenvolvidas pelos voluntários e colaboradores do projeto, sensibilizando as pessoas para o universo da leitura, potencializando a criatividade poética e imagética. As ações envolvem a comunidade e valorizam os talentos individuais e locais, assim como possibilitam o acesso e a troca de acervos literários e artísticos de diferentes culturas e autorias. Acreditamos também que a construção do sujeito leitor perpassam pelas trocas afetivas . Nesse sentido, Livres Livros busca realizar ações que despertem o gosto pela leitura através da ludicidade e pela experiência sensível e humana.

Priorizamos viabilizar as ações em hospitais e creches, além do diálogo e integração com atividades de outras instituições e agentes que atuam na comunidade.

Seja um voluntário! Fortaleça esse movimento contato@livreslivros.com

FAÇA PARTE DA FAMÍLIA

Breve descrição...